Equipes de Nossa Senhora - ENS

As Equipes de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu Sacramento do Matrimônio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo Sacramento do Matrimônio. Apesar de não ser um movimento mariano, as Equipes de Nossa Senhora recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua proteção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela “que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a sua salvação com confiança” (Lumen Gentium 55). As Equipes de Nossa Senhora oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipe e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros. As equipes são constituídas por um número indicativo de cinco a sete casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente em um encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã.